OPERAÇÃO VERDE BRASIL 2 E A ATUAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO



 


A Operação Verde Brasil 2 foi ativada pelo governo federal, por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, visando a realização de ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A operação foi prorrogada até 30 de abril de 2021, por meio do Decreto Presidencial nº 10.539.

A Amazônia Legal abrange cinco milhões de quilômetros quadrados, aproximadamente 60% do território brasileiro, incluindo os estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, de Roraima, do Tocantins e parte do Maranhão.

Operation Verde Brasil 2 (Operation Green Brazil 2) and the participation of the Brazilian Army

The Operation Verde Brasil 2 was launched by the Federal Government of Brazil by means of Decree No. 10.341 of May 6th, 2020, with the aim to prevent and combat environmental crimes in the Legal Amazon. The presidential decree No. 10.539 renewed the operation until April 30th, 2021.


No âmbito do Ministério da Defesa, a operação é coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, tendo sido estabelecidos os Comandos Conjuntos Norte (CCjN), Amazônia (CCjA) e Oeste (CcjO). Participam, ainda, da missão o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da FAB e integrantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), da Força Nacional de Segurança Pública, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

O Exército Brasileiro contribui com o aumento da presença do Estado na Amazônia Legal por intermédio das inúmeras ações de fiscalização e patrulhamento que executa, atuando integrado a agências ambientais e a órgãos de segurança pública na luta contra o desmatamento e a extração ilegal de madeira em áreas de faixa de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal.


Em consequência das ações desse trabalho integrado, o número de alertas de desmatamento na Amazônia Legal, no mês de janeiro de 2021, apresentou a menor taxa dos últimos quatro anos, com uma significativa redução de 70% em relação ao mesmo mês de 2020, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Até o mês de janeiro de 2021, mais de 99 mil hectares foram embargados e mais de R$ 3,33 bilhões de reais em multas e termos de infração foram aplicados. Nesse período de nove meses, foram emitidos 289 autos de prisão em flagrante delito e apreendidos 464 mil metros cúbicos de madeira ilegal, além de 123 mil armas e munições e 751 kg de drogas.

Resultados da Operação Verde Brasil 2 de maio de 2020 a fevereiro de 2021.

  1. Ações Desenvolvidas: 16.435 focos de incêndio combatidos;
  2. Apreensões: 1735 Embarcações; 751 kg de drogas; 123 mil armas e munições; 883 Veículos; 154 mil Toneladas de minerais;
  3. Autos e multas: R$ 3,33 bilhões.
Fonte: Revista Verde Oliva - Brasília-DF • Ano XLVIII • Nº 253 • Março 2021 • Centro de comunicação Social do Exército

Nenhum comentário