Queda de Atenas, 1941 II Guerra Mundial / Frente Ocidental 27-04-1941 Este acontecimento teve inicio em: 27-04-1941 e terminou em 27-04-1941 Vencedor: Alemanha / III Reich
Forças em presença:
Alemanha / III Reich X Grécia, Reino Unido.
O dia 27 de Abril de 1941, marcou a entrada das forças alemãs na cidade de Atenas, e a efectiva queda da Grécia perante as forças hitlerianas.
A invasão da Grécia começou de facto ainda em 1940, quando as tropas italianas invadiram o país a partir do território da Albânia, que tinha sido ocupada pela Itália no inicio de 1939, ainda antes do começo da II guerra mundial.
A partir do momento em que a Itália passou a partilhar uma fronteira com a Grécia, que o país passou a ter uma fronteira terrestre com um país do eixo, o que adivinhava problemas futuros.
A Itália invadiu a Grécia em 28 de Outubro de 1940, depois numa tentativa de ganhar espaço para a Itália, numa Europa cada vez mais dominada pela Alemanha. De notar que Grécia tinha um governo que era relativamente pró alemão, mas o rei da Grécia era pró aliado, e acabou por influenciar um alinhamento mal disfarçado dos gregos com os britânicos, que defrontavam os italianos no norte de África.
No entanto o ataque italiano à Grécia correu mal desde o inicio.
O governo grego fez um apelo ao patriotismo dos gregos, que levou a uma mobilização geral da população contra os italianos.
A 14 de Novembro, duas semanas depois de a Grécia ter sido invadida, um contra-ataque grego contra as forças italianas forçou os italianos a recuar para lá das suas linhas iniciais na Albânia.
Os italianos voltaram a atacar em Março de 1941, mas o ataque italiano contra linhas gregas bastante defendidas, voltou a fracassar.
A grande maioria das forças gregas estavam colocadas na zona fronteiriça com a Albânia, e por isso estava desguarnecida a fronteira com a Bulgária.
Com a preparação iminente da invasão da União Soviética, os alemães não se podiam permitir um ponto no continente onde pudesse existir presença aliada e nos finais de Março, enviam tropas alemãs para a Bulgária, preparando uma invasão. Os gregos solicitam formalmente o apoio britânico.
A invasão alemã da Grécia ocorre a 6 de Abril a partir da Jugoslávia, que entretanto também tinha sido invadida pelos alemães.
O ataque alemão ocorre num sector central da Grécia, mas não teve sucesso imediato pois enfrentou resistência grega, mas o avanço alemão na Jugoslávia, permitiu abrir mais frentes por onde as forças blindadas alemãs puderam avançar, utilizando as suas tácticas normais da guerra relâmpago.
A 9 de Abril a segunda cidade grega «Salónica» cai perante as forças da II Div. Panzer. OS britânicos que tinham vindo em ajuda dos gregos, nem sequer tinham ainda tomado posições, e foram logo forçados a recuar.
Ainda foi montada uma defesa no desfiladeiro de Termópilas, e os alemães foram retidos até 23 de Abril, dia em que finalmente as forças alemãs ultrapassaram esse ponto.
Nesse mesmo dia, o rei da Grécia abandona a cidade.
![]() |
Tanques alemães entram em Atenas |
Atenas sofre vários bombardeamentos por parte dos aviões Stuka alemães, que tentavam evitar a saída de tropas e equipamentos militares a partir do porto de Pireu.
As tropas alemãs entram na cidade quatro dias depois, da passagem por Termopilas, a 27 de Abril, data em que a bandeira do III Reich é hasteada sobre a Acrópole.
As forças britânicas e gregas retiraram para a ilha de Creta, que acabaria por cair no final de Maio, depois de um ataque de forças paraquedistas alemãs.
A maior parte da Grécia será ocupada por foras italianas. O nordeste foi ocupado pelos búlgaros e a cidade de Atenas ficou sob controlo alemão.
Comentários
Postar um comentário