Canhões / Metralhadoras
- 2 x 12.7mm Browning M3 (A) (Calibre: 12.7 )
O Embraer 314, apareceu pela primeira vez à luz, como Emb-312H, no inicio dos anos 90, como uma versão maior do treinador Embraer 312 (Tucano). Embora seja parecido com o avião de treino que o antecedeu, o 314, é de facto um avião bastante diferente, o que salta à vista pelas suas dimensões. O Super Tucano, é mais comprido e mais alto que o seu antecessor, por necessidade de acomodar um motor mais potente, que permite ao um comportamento muito mais vivo, e apropriado para as missões para as quais foi desenhado.
O ALX, é a versão militarizada do EMB-314 que corresponde a uma especificação da Força Aérea Brasileira para um avião leve de ataque, que pudesse ser integrado e utilizado conjuntamente com os radares do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazónia).
A opção lógica era o avião de treino Tucano, que foi aumentado em cerca de 37 cm na frente e aproximadamente um metro atrás da cabine. A sua estrutura foi muito reforçada e o lugar do piloto foi protegido com fibra de Kevlar.
O ALX foi proposto para o programa JPATS da Força Aérea dos Estados Unidos, mas perdeu para o T-6 TEXAN-2 (baseado no PILATUS PC-9), e que tem o mesmo motor mas é no entanto, menos possante que o ALX. O facto de o programa ALX estar relativamente atrasado e o preço final da aeronave, terão estado entre as razões da opção pelo PILATUS. Finalmente, primeiro ALX de série viu a luz do dia em 28 de Maio de 1999.
O Emb-314 , deverá operar por muitos anos na Amazónia, e as suas caracteristicas tornam-no numa possibilidade interessante para as forças aéreas da América do Sul, onde houver problemas de narco-trafico e terrorismo, como na Colômbia com as FARC. Como treinador avançado, pelas suas características, capacidades e electrónica, o EMB-314/ALX é uma das melhores aeronaves presentemente no mercado.
================
Com tanques exteriores de combustível, e sem armamento esta aeronave poderá atingir até 4800Km.
Informação genérica:
Familia / tipo de aeronaves, englobando o EMB-312 Tucano e EMB-314 Super Tucano.
Este tipo de avião aparece como substituto dos mais pequenos e mais antigos aviões de treino montados pela Embraer e por outras industrias aeronauticas durante os anos 70. O EMB-312 foi projectado para permitir a utilização de tecnologias mais recentes, deixando de ser um treinador básico, para passar a ser um treinador avançado.
O EMB-312 constituiu um sucesso de exportação, tendo sido vendido e fabricado sob licença em vários países como a Grã Bretanha o Egipto e a França.
O EMB-314 maior e mais sofisticado, foi comprado entre outros pela Força Aérea Brasileira.
Comentários
Postar um comentário