Descrição:
País: Forças Armadas Angolanas
Designação Local:2S3
Qtd: Máx:4 - Qtd. em serviço:4
Situação: Em serviço
Não há informação exacta sobre a data a partir da qual o exército Angolano passou a utilizar este tipo de veículo, no entanto há registos de quatro unidades em serviço.
O obus auto propulsado 2S3, conhecido como Akatsiya, foi desenvolvido no final dos anos 60 e entrou ao serviço na União Soviética no inicio dos anos 70.
Inspirado no modelo norte-americano M-109, ele baseou-se no mesmo chassis que foi utilizado para o suporte de lançamento dos mísseis antiaéreos SA-4, sobre o qual foi instalada uma torre com capacidade para girar 360º. A torre foi armada com uma peça de artilharia adaptada do modelo rebocado D20, do mesmo calibre.
A arma principal é baseada no óbus rebocado D-20 que pode ser elevado até 56º. O alcance desta arma com munição standard é de 24km e com munição assistida pode atingir 36km.
O 2S3 foi pensado para em caso de necessidade enfrentar outros veículos, pelo que pode atacar blindados a distâncias de cerca de 1.000m.
Presentemente, e para as blindagens dos carros de combate modernos, a arma não é eficiente.
Informação genérica:
O sistema autopropulsado Akatsya, conhecido na União Soviética como 2S3, entrou ao serviço na URSS no inicio dos anos 70.
Ele foi inspirado no M-109 norte-americano e começou a ser introduzido nos anos 70, substituindo parte das unidades de artilharia da União Soviética que até ali eram exclusivamente constituidas por artilharia rebocada.
Um sistema idêntico ao soviético, e baseado na utilização da mesma peça de artilharia de 152mm foi produzido pela China no final dos anos 70 e entrou ao serviço em 1984, sendo conhecido por Type-83.
Notar que a versão chinesa é montada num chassis com características diferentes, o qual foi igualmente utilizado para o sistema PLZ-45 que utiliza uma torre distinta e uma peça de artilharia de calibre NATO 155mm L/45.
Armamento básico
- 1 x 152mm D-20 (2A65) L/25 (Calibre: 152mm - Alcance estimado de 17.4Km a 24Km)
Comentários
Postar um comentário