O Taurus KEPD 350 é um míssil de cruzeiro lançado pelo ar da Alemanha, fabricado pela Taurus Systems e usado pela Alemanha, Espanha e Coréia do Sul. A Taurus Systems GmbH é uma parceria entre a MBDA Deutschland GmbH (anteriormente LFK) e a Saab Bofors Dynamics .
O míssil incorpora características stealth e tem um alcance oficial de mais de 500 quilômetros (300 mi). O Taurus é movida por um motor turbofan a Mach 1 e pode ser transportada por aeronaves Tornado, Eurofighter Typhoon, Gripen , F/A-18 e F-15K.
A ogiva dupla de 500 quilos, chamada Mephisto, apresenta uma pré-carga e penetração inicial para limpar o solo ou penetrar em um subsolo endurecido. Possui um fusível de atraso variável para controlar a detonação da ogiva principal. O míssil pesa cerca de 1.400 kg (3.100 libras) e tem um diâmetro corporal máximo de 1 metro (3,3 pés). Os alvos pretendidos são bunkers endurecidos; instalações de comando, controle e comunicações; aeródromo e instalações portuárias; AMS e armazenamento de munições ; navios no porto ou no mar; e pontes.
O míssil também inclui contra-medidas como mecanismo de autodefesa e contra-medidas eletrônicas.
Os planejadores de missão programam o míssil com o alvo, locais de defesa aérea e caminho de solo planejado, então o míssil usa uma trajetória de vôo baixa, guiada por INS , IBN , TRN e GPS até a proximidade do alvo, embora seja capaz de navegando por longas distâncias sem suporte GPS. Uma vez lá, o míssil começa uma manobra (subida) para uma altitude destinada a alcançar a melhor probabilidade de aquisição e penetração de alvos. Durante o vôo de cruzeiro, uma câmera termográfica de alta resolução ( homing infravermelho ) pode suportar a navegação usando o IBN e também é usada para ataque ao alvo sem GPS. O míssil tenta combinar uma imagem de câmera com o modelo de alvo 3D planejado ( DSMAC ). Se não for possível, o padrão é para os outros sistemas de navegação ou, se houver um alto risco de danos colaterais , ele passará para um ponto de colisão pré-designado em vez de arriscar um ataque impreciso com consequências indesejáveis.
A Taurus Systems GmbH também propôs uma variante anti-navio
Variantes
A variante Taurus KEPD 350K para o ROKAF difere do modelo de referência sendo equipada com um receptor GPS Rockwell Collins com um módulo anti-spoofing de disponibilidade seletiva (SAASM) para evitar bloqueios.
Em outubro de 2015, a Taurus Systems revelou que estava desenvolvendo uma versão menor do míssil Taurus, chamado de 350K-2, para uso em caças leves, particularmente o sul-coreano FA-50. O alcance seria reduzido para 400 km (250 mi) e teria uma velocidade de cruzeiro de Mach de 0,6 a 0,9.
Em dezembro de 2016, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coréia do Sul (DAPA) revelou que planeja iniciar o desenvolvimento de seu próprio míssil ar-terra de longo alcance em 2018, baseado no míssil de cruzeiro Taurus. A arma será montada no caça KAI KF-X , a ser desenvolvida em meados de 2020.
Comentários
Postar um comentário