Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil é o ramo naval de serviço das Forças Armadas do Brasil , responsável por conduzir operações navais . A Marinha do Brasil é a maior marinha da América do Sul e da América Latina e a segunda maior marinha das Américas , depois da Marinha dos Estados Unidos .

A marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil a partir de Portugal . A maioria das forças e bases navais de Portugal na América do Sul foi transferida para o país recém-independente. Nas décadas iniciais após a independência, o país manteve uma grande força naval e a marinha mais tarde foi envolvida na Guerra Cisplatine , os conflitos do rio Plate , a Guerra do Paraguai e outras rebeliões esporádicas que marcaram a história brasileira.

Na década de 1880, a Marinha Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893 , houve um hiato no desenvolvimento da marinha até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos mais poderosos e avançados dreadnoughts do dia que provocaram uma corrida dreadnought com os vizinhos sul-americanos do Brasil . A Marinha do Brasil participou tanto da Primeira Guerra Mundial quanto da Segunda Guerra Mundial , envolvendo patrulhas anti-submarinas no Atlântico.

A tonelagem da Marinha do Brasil consiste em aeronaves de ataque francesas (CVA), fragatas de mísseis guiadas britânicas (FFG), corvetas construídas localmente (FFL), submarinos diesel-elétricos costeiros (SSK) e muitas outras embarcações de patrulha fluvial e costeira, entre outros veículos.

As origens da Marinha do Brasil datam das forças navais portuguesas com sede no Brasil. A transferência da monarquia portuguesa para o Brasil em 1808 durante as guerras napoleônicas também resultou na transferência de grande parte da estrutura, pessoal e navios da Marinha Portuguesa. Estes se tornaram o núcleo da Marinha do Brasil.

Comentários