M-4 Carabina





Fabricante: Colt Defence
Tipo de arma: Carabina --- Calibre: 5.56mm
Cadência de tiro: 700 disparos p/min.Velocidade do projectil: 948 M/s
Alcance eficaz: 500MAlcance máximo: 1450M
Dimensões: Comprimento: 838mm (Cano: 370mm) Largura: 0mm / Altura: 0mm
Peso da arma: 2.64KgCarregador: 20/30


A M-4 é basicamente uma espingarda/fuzil M16A2 com uma coronha rebatível o que a torna uma arma mais compacta.

O seu tamanho mais reduzido torna-a numa arma mais adequada para operações especiais[1].

Entre outras modificações e aperfeiçoamentos conta-se um design diferente, permitindo melhor e mais prático manuseamento em situações de combate.

A arma foi igualmente redesenhada de forma a permitir a instalação simples e fácil dos vários acessórios que estão disponíveis para instalação

[1] Existe um kit adicional para aplicação nesta arma, que aumenta as suas capacidades e vantagens tácticas quando utilizada em operações especiais e que inclui uma mira telescópica (x 4) que permite determinar a distância do alvo e efectuar os ajustes para o disparo.

Informação genérica:
Seguindo-se ao desenvolvimento da espingarda automática M14 de calibre 7,62 que entrou ao serviço em 1957, a M-16 é o resultado dos estudos do exército dos Estados Unidos no sentido de desenvolver uma arma leve capaz de disparar uma rajada curta de projeteis de pequeno calibre com um padrão de dispersão controlado.

Desses estudos resultou a adoção da arma AR-15, que foi adotada com o nome de M-16 pelo exército norte-americano, utilizando o calibre 7,62.

Mais tarde, com a adoção do calibre 5,56-NATO foi introduzida a M-16 A2.

A M-16 A2 foi sofrendo melhoramentos menores que não alteraram a arma de forma significativa, para além de arranjos estéticos e de materiais de construção diferentes, nomeadamente nos plásticos. A versão com esses melhoramentos é designada M-16A4.

M-4
Foi produzida uma versão com coronha rebatível da M-16 conhecida como M-4.

Nenhum comentário